ENDODONTIA
Deixe seu contato, que alguém da nossa equipe entrará em contato, para sanar suas dúvidas e agendar sua avaliação.
Endodontia
Para deixar ainda mais claro, observe que, na composição do nome, “endo” remete adentro, e “dontia” a dente.
Portanto, depreende-se que é a área que garante a saúde da polpa (o nervo) e da raiz do dente. Entretanto, se você ainda está confuso, saiba que, em outros termos, também podemos dizer que é a morfologia, patologia e fisiologia da polpa do dente e sua raiz.
Desse modo, tem como principal objetivo tratar algumas modificações e permitir que as alterações que causam incômodos sejam tratadas. Já ouviu falar de “canal”? Método que retira a polpa do dente quando ela não está mais em condições de permanecer na sua área bucal? Então, é isso que a Endodontia realiza.
Por que preciso fazer um tratamento de canal?
Nesse caso, é importante saber quando você necessita de fazer um canal na área da Endodontia.Assim, dentre as principais recomendações de quem precisa fazer um canal, nós temos as seguintes abaixo que são as mais recorrentes:
• Quando a cárie destrói o esmalte e a dentina, o que faz com que atinja a polpa do dente, ou seja, o canal.
• Na mesma linha de raciocínio, é preciso também quando há a chamada “morte da polpa”, entrando em um processo de degeneração avançada;
• Há situações em que o dente sofre um trauma. Portanto, quando a raiz permanece saudável, mas ocorre a fratura do dente e o nervo é exposto, também se recomenda o tratamento de canal.
• Sabe quando a estrutura do dente está comprometida, e é preciso colocar pinos? Geralmente, antes do pino, é preciso fazer um canal.
Mas não se assuste! O procedimento é fácil, pois, nos dias de hoje, os equipamentos que auxiliam os processos evoluíram muito. Por isso, faça o canal sempre que o seu dentista recomendar, porque a infecção tende a crescer, bem como as dores!
Como é feito um tratamento de canal?
O tratamento é simples, como foi dito anteriormente. Assim, esta área da Endodontia trabalha da seguinte forma: após o dente ser anestesiado, será realizada a retirada da polpa do dente, um tecido encontrado na sua parte interna, basicamente na raiz dentária.
Após sua retirada, o espaço é limpo, esterilizado e preenchido para que novas bactérias não se instalem na região. Isso é feito a partir de uma abertura que é realizada na parte posterior de um dente frontal ou na parte superior de um dente posterior, molar ou pré-molar. Logo, este procedimento veda o canal, dando, assim, o nome do processo.
Quais são os cuidados após um tratamento de canal?
Por fim, após realizar esse procedimento na área da Endodontia, algumas recomendações são essenciais de serem seguidas, por exemplo:
– não mastigar alimentos duros nas primeiras semanas após o tratamento;
– evite esforços físicos no início também;
– cuide da higiene bucal antes de gerar complicações mas, também, após a realização é fundamental que a higiene seja continuada.
Tudo isso será orientado pelo seu profissional de confiança, mas é importante ressaltarmos para sempre sermos responsáveis com a sua saúde! Clique aqui e marque uma avaliação hoje mesmo.
Clique aqui e veja mais tratamentos!
Com a palavra dos nossos queridos pacientes!
Os comentários sinceros de pacientes que encontraram junto com Clínica Aderosso o seu melhor sorriso!