IMPLANTES DENTÁRIOS
Deixe seu contato, que alguém da nossa equipe entrará em contato, para sanar suas dúvidas e agendar sua avaliação.
Implantes Dentários
É muito provável que você conheça uma pessoa que tenha perdido um ou mais dentes. Afinal, esse é um problema comum causado por diversos fatores, como doenças bucais e acidentes.
Felizmente, existem diferentes tipos de implantes dentários para suprir essa perda.
A Implantodontia é uma área da odontologia que evoluiu muito nos últimos anos.
Atualmente, existem tratamentos para atender pessoas que perderam um ou todos os dentes.
Eles devolvem a funcionalidade das arcadas dentárias e valorizam a estética do sorriso, trazendo qualidade de vida e autoestima.
Entenda mais sobre o que é um implante dentário, os tipos existentes e suas indicações. Veja por que esse procedimento é uma excelente alternativa para quem busca um tratamento discreto e definitivo!
O que é implante dentário?
Todos os dentes têm sua função, por isso, cada um deles é importante nas arcadas dentárias. Quando um mais são perdidos, ocorrem prejuízos na mastigação que afetam a saúde orgânica, pois interferem no processo digestivo e absorção de nutrientes.
Além disso, há o comprometimento da saúde da boca, uma vez que acontece uma sobrecarga em todas as estruturas bucais e faciais. A estética do sorriso também é afetada, o que impacta de forma negativa a autoestima.
Uma solução para suprir a perda de dentes é o tratamento com implantes dentários. A técnica consiste em fixar uma raiz artificial no osso alveolar (aquele que dá sustentação para a dentição). Essa raiz tem o formato de um pino e é confeccionada, na maioria das vezes, em titânio.
A escolha desse material se dá pelo fato de ele ser biocompatível. Isso significa que o organismo não o entende como um corpo estranho. Portanto, quando o implante é introduzido no osso, suas células se reproduzem e o tecido se aproxima do metal, assim, ele fica incorporado a essa base. Esse processo recebe o nome de osseointegração.
Sobre esse pino, é colocada uma prótese com todas as características de um dente natural. Por isso, ele substitui os dentes perdidos de uma forma mais completa, já que ele fica preso ao osso como a raiz natural e tem essa porção estética que preenche a lacuna deixada.
Quais são os tipos de implantes dentários?
Como o implante dentário precisa ser fixado no osso alveolar, é preciso que o paciente tenha uma base com boa qualidade para que o tratamento seja possível.
Esse tipo é aquele que explicamos anteriormente, cujo pino é fixado no osso alveolar, ficando abaixo da gengiva. Eles também são conhecidos como osseointegrados além de serem mais estáveis que o primeiro tipo. A seguir, veja mais opções e suas indicações.
Implante unitário
O implante unitário é aquele em que cada prótese, ou seja, cada dente artificial recebe um pino. Ele é indicado para pessoas que perderam somente um dente ou vários deles, porém, em áreas diferentes das arcadas dentárias.
O especialista pode fazer esse procedimento esperando o período de osseointegração, que dura de 4 a 6 meses, para depois colocar a prótese e completar a arcada dentária. Além do mais, existe a possibilidade de optar pela carga imediata.
Implante com carga imediata
De todos os outros tipos, esse precisa de um estudo mais cuidadoso para ser indicado. A técnica consiste em instalar a prótese provisória sobre o pino no mesmo dia em que ele é fixado no osso alveolar.
Não é esperado o tempo de osseointegração e a pessoa já sai do consultório com seu sorriso completo.
No entanto, é preciso ter cautela porque o pino ainda não está totalmente fixo na base, por isso, existe a possibilidade de o tratamento ser perdido se o osso não se aproximar do implante.
A carga imediata é indicada para os processos do tipo unitário em pacientes com excelente qualidade óssea e quando há uma boa estabilidade primária (travamento do implante no osso). Desse modo, ela pode ser feita assim que o dente é perdido ou logo após a extração.
O implante do tipo 2 por 3, conhecido também como ponte, é aquele que substitui três dentes perdidos em sequência.
A prótese utilizada nesse caso traz as três coroas unidas, formando uma peça única.
A fixação é feita por meio de dois implantes posicionados nas extremidades da prótese.
O dente do meio não recebe um pino. De toda forma, ele tem uma excelente estabilidade porque recebe o suporte dos adjacentes.
Ponte Fixa Sobre Implantes
Implante com prótese protocolo
Esse é um dos mais indicados para pacientes que perderam todos os dentes da arcada. Entretanto, não é preciso fixar um pino para cada prótese, pois, nessa técnica, é confeccionado uma peça inteiriça (prótese total) que fica presa em 4 ou 6 implantes, em média.
Ele apresenta uma excelente estabilidade porque a prótese fica totalmente fixa nessa base, não sendo possível retirá-la da boca.
Somente o dentista é quem pode fazer isso. Sendo assim, o paciente mastiga com mais firmeza, além de sorrir e falar com segurança.
A Implantodontia oferece diversas opções de tratamentos para que os pacientes não precisem conviver com a falta de dentes.
Lembrando que esse problema traz prejuízos para a saúde orgânica em função de afetar negativamente a alimentação, além de impactar a saúde bucal e a autoestima.
Todos os tipos de implantes dentários precisam ser feitos por profissionais qualificados. Afinal, é fundamental estudar as características de cada pessoa para indicar o melhor procedimento e fazê-lo com um excelente planejamento. Assim, a cirurgia será segura e a técnica eficaz, completando o sorriso sem riscos, prejuízos ou transtornos.
Quais os cuidados que se deve tomar após fazer um implante?
Por fim, após ter conquistado o sonho de ter um implante dentário, é fundamental que os cuidados sejam seguidos à risca. Logo, veja quais são os principais:
• Não mastigue do lado operado nas primeiras semanas;
• Coloque gelo no local e coma alimentos gelados;
• Evite esforços físicos;
• Evite exposição ao sol;
• Tome a medicação receitada;
• Realize a higienização com ainda mais atenção e zelo
Foto sorriso antes depois implante
Caso tenha se interessado em ter tudo isso com excelência e qualidade, melhorando a sua relação com o seu sorriso de forma humanizada, entre em nosso site e marque uma avaliação hoje mesmo com a nossa equipe! Estamos prontos para te atender!
Com a palavra dos nossos queridos pacientes!
Os comentários sinceros de pacientes que encontraram junto com Clínica Aderosso o seu melhor sorriso!